• Home  /
  • News   /
  • A importância do tacógrafo
A importância do tacógrafo tacografo_800x459 Full view

A importância do tacógrafo

Controle e registro de velocidade, tempo de viagem e distância percorrida. Quanto mais instrumentos de segurança o motorista de caminhão tiver, melhor fica a qualidade do transporte profissional de cargas.

O equipamento que tem essas funções é o Registrador Instantâneo Inalterável de Velocidade e Tempo. Já ouviu falar desse nome? Com certeza, você conhece bem. A gente está falando do tacógrafo, um item imprescindível para garantir a segurança do motorista, do veículo e da carga transportada nas estradas.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o tacógrafo é um instrumento obrigatório para alguns veículos. O equipamento registra o comportamento do motorista e do veículo no que diz respeito à velocidade, ao tempo e à distância. Tudo isso fica gravado nos chamados “discos-diagrama”. Hoje em dia, já são comercializadas versões digitais, que utilizam smart cards para gravar as informações.
De acordo com o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), para efeito de fiscalização, são exigidos alguns dados no disco-diagrama, como: o nome do condutor, a placa do veículo e a data da colocação do disco.

Se a carga for transportada durante longas viagens e, por isso, houver a necessidade de mais de um motorista no mesmo veículo, o disco deverá conter o nome de todos os profissionais que vão percorrer o trajeto. E o CONTRAN avisa: o tacógrafo deve estar lacrado para evitar a suspeita de adulteração.

O equipamento é bom para o motorista, pois assegura o cumprimento das horas de trabalho,e ajuda a evitar multas por excesso de velocidade. Portanto, use o tacógrafo de acordo com a lei, e trabalhe tranquilo.

Fonte: Conselho Nacional de Trânsito

Written by Ricardo

Related Articles

Deixe seu comentário