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Alfa-X: a barreira final contra o desgaste

No dia 13 de Agosto, a redação da Revista Brasil Cegonheiro foi convidada pela Saito Engenharia e Tecnologia de Lubrificação, a participar do teste envolvendo o produto ALFA-X, um condicionador de metais que, segundo o fabricante, contribui para uma boa manutenção e aumenta a vida útil do motor do carro e do caminhão.

Para o teste, o Sr. Wladimir Ely, diretor da SAITOSP, utilizou uma máquina Timken manual, que nada mais é que, uma máquina que produz atrito. Um rolete de rolamento fixo em contato com um anel que gira – um único ponto de contato – um braço de alavanca com relação 1/10 (5 cm/50 cm), cada quilo imposto na alavanca equivale a 10 quilos em cima do ponto de contato. Um cárter onde se coloca lubrificante base para teste e o torquímetro com duas escalas, uma em libras/pé outra em quilos/metro.

O teste começa utilizando óleo puro de motor. Foram colocados 5ml de óleo no cárter, o equivalente a 200 gotas de ALFA-X. Esse teste tem como objetivo verificar até quantas libras o óleo lubrificante resiste, antes que o filme lubrificante se rompa. Para espanto nosso, a película se rompeu com 20 libras/pé de força. O rolete fixo ficou com uma grande cicatriz, cheia de riscos e irregularidades, típico de arrastamento de material. O anel ficou com parte de metal soldado, sinal de que houve geração de temperaturas muito altas. É importante destacar que, com o atrito, aumenta o consumo de energia, e consequentemente, de combustível.

No segundo teste, foi mantido o óleo lubrificante no cárter e adicionado 3% do ALFA-X. O recomendável, segundo o fabricante, são 5%, mas a confiança no produto é tão grande que, para o teste, o conteúdo foi suficiente. A força aplicada no torquímetro chegou a incríveis 110 libras/pé. Segundo Wladimir, “o produto se utiliza do lubrificante como veículo para tratar a superfície do metal. Como o processo de catalise é gerado pela temperatura proveniente do atrito metal/metal, o ALFA-X fixa-se nas peças, criando uma barreira anti-atrito extremamente poderosa”. De fato, a peça fixa de metal que apresentava cicatriz proveniente do primeiro teste, não sofreu mais danos e teve a superfície com ranhuras, levemente alisada / tratada.

No terceiro teste, o cárter foi retirado e o rolete de metal fixo foi girado, para que pudéssemos ter novamente, uma superfície nova, sem ranhuras. Dessa vez, a força aplicada, também foi de 110 libras/pé, e podemos dizer que, aparentemente, não houve alteração no desgaste da peça, pois o atrito cessou. O diretor nos conta que “o ALFA-X migra para as superfícies do metal, protegendo o equipamento, independente das trocas de óleo”. Certamente, uma proteção extra em caso de falta de óleo, como vazamento do óleo pelo cárter, por exemplo. Wladimir explica que, o produto é ativado, justamente, quando o lubrificante falha.

Por último, foram simuladas partidas a frio. Para isso, a alavanca era pressionada para gerar atrito, antes de ligar o motor. Mesmo com força de até 80 libras/pé, não observamos atrito entre as partes. Nas partidas a frio, mesmo quando o sistema não está totalmente lubrificado, o ALFA-X é capaz de proteger o veículo. Isso acontece porque o ALFA-X migra totalmente para as superfícies dos metais, saindo do lubrificante, que usa somente como veículo.

CONCLUSÃO:

Quando se conhece um produto como o ALFA-X, a primeira impressão é de espanto. Ele é, de fato, uma solução de lubrificação incrível e que pode livrar o usuário, seja de automóvel ou de caminhão, de um grande prejuízo. Ele pode ser usado em situações críticas, onde existe um problema em andamento: desgaste, ruído, vibração, temperatura. Ele não faz milagres, mas pode bloquear o desgaste, diminuir drasticamente a vibração e a temperatura e fazer com que o equipamento continue trabalhando normalmente por longos períodos. Para máquinas novas, seja para o seu automóvel ou caminhão, o produto é perfeito. Nas dosagens recomendadas pelo fabricante, o motor fica protegido de possíveis desgastes por até 20.000 Km, aumentando a sua vida útil. O produto ajuda a reduzir o atrito, desgaste, temperatura, vibração e o ruído. Facilita as partidas a frio e economiza combustível. Reduz a emissão de gases poluentes e os custos de manutenção.

RECOMENDAÇÕES DE USO

Recomendado para todos os veículos automotores, caminhões, comerciais leves, barcos, motos, motos aquáticas, kart de 2T e 4T;
Motores à gasolina, diesel, etanol, flex e GNV. Em componentes como motores, caixas de câmbio manuais e automáticas;
Transmissões, diferenciais, caixas de direção hidráulicas e compressores;
É compatível com todos os tipos de lubrificantes minerais, sintéticos, vegetais e suas combinações.

Para maiores informações técnicas, acesse www.saitosp.com

Written by Ricardo

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