• Home  /
  • Revista   /
  • Conduza seu caminhão de forma defensiva
Conduza seu caminhão de forma defensiva conduzindo_800x459 Full view

Conduza seu caminhão de forma defensiva

Para muitos cegonheiros não existe sentimento melhor do que entrar no seu caminhão, ver as rotas que precisa seguir e dirigir pelas estradas desse imenso Brasil. Porém, para ter uma viagem segura, o motorista precisa saber conduzir o bruto da melhor forma possível. Para quem tem anos de estrada, dirigir é um ato automático. Mas, não custa nada se lembrar da direção defensiva. Com ela, o motorista consegue identificar se tem alguma coisa errada com o caminhão e até prevenir acidentes.

Para aqueles que estão começando ou mesmo para os motoristas mais experientes que querem aprimorar seus conhecimentos, preparamos algumas dicas sobre direção defensiva.

– Quem vive na estrada sabe que um motorista prevenido vale por dois. E, por isso, evitar problemas na estrada é fundamental. Por isso, antes de colocar o pé na estrada, todos os motoristas precisam levar o bruto para revisão. Cheque todos os níveis do caminhão, desde o nível do óleo até a carga que você está levando.

– O planejamento também é fundamental para quem vai pegar a estrada. Saber onde é a melhor parada para descansar ou até aquele posto que tenha o combustível mais em conta é fundamental para o estradeiro.

– Conhecer e seguir as regras de trânsito também é importantíssimo para o motorista.

– Evite ultrapassagens perigosas. Todo bom motorista sabe a hora certa e tem consciência de seus atos.

– Manter os olhos na estrada também previne acidentes. Seja focado e não se distraia com celulares, aplicativos ou aparelhos eletrônicos. Um bom motorista também deve saber a hora de parar para descansar.

– Mantenha a velocidade permitida pela via. Guie sem pressa.

– Tenha o máximo controle dos entornos do caminhão. Veja e domine tudo ao seu redor e lembre-se que há de tudo nas estradas, desde caronistas inocentes até quadrilhas organizadas que usam mulheres como iscas para atrai-lo. Desconfie de qualquer situação favorável demais, não existe almoço grátis.

Confira mais dicas nas nossas redes sociais e acompanhe todas as notícias aqui nosso site.

Written by Ricardo

Deixe seu comentário