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Cuide do freio do seu caminhão e comece 2016 economizando

Em veículos pesados como caminhões, evitar um desgaste desnecessário das lonas, pastilhas e sapatas de freio, é sinônimo de segurança tanto para o amigo estradeiro quanto para os que estão em sua volta. Um fator importantíssimo que afeta a durabilidade dessas peças é a questão das temperaturas elevadas de trabalho dos freios e isso se diminui utilizando-se os freios auxiliares.

O freio motor e a correta redução de marchas, resultam em aliados fortes nesse auxilio, os retardadores, são recursos que alguns veículos possuem e devem ser aproveitados ao máximo. Tudo isso, faz com que se gaste menos lona porque se está usando menos o freio das rodas.

É importante ficar atento também na hora de comprar e trocar algum desses itens. Leve sempre em consideração a qualidade do produto e não apenas o preço, afinal é questão de segurança. Comprar peças conhecidas de fabricantes confiáveis no mercado e que outros motoristas também as conheçam, são bons indicativos na hora da compra. Adquirir lonas e pastilhas de freio somente em lojas e distribuidores autorizados e buscar sempre informações sobre o produto que está sendo colocado no veículo, faz muita diferença.

A vida útil dos produtos depende muito da aplicação e dos cuidados do usuário do veículo. Por exemplo, um frotista que tenha dois veículos de carga e que utilize o mesmo tipo de lona, a durabilidade vai depender do trajeto que cada um faz, dos cuidados preventivos e da manutenção que cada um executa, se usa peças originas ou não. Ruídos na roda e demora na frenagem estão entre os sinais mais comuns de desgaste. No entanto, o principal indicador de seu pleno funcionamento (ou não) é o próprio motorista, que vai sentir na frenagem se o freio está ou não funcionando bem.

Entre os fatores que afetam a durabilidade das lonas e pastilhas de freio, podemos destacar:

– Temperatura na qual os sistemas de freio são submetidos;
– A contaminação dos freios em função da utilização em vias não-pavimentadas ou com grande quantidade de resíduos;
– A falta de manutenção dos sistemas de freio.

É sempre bom lembrar

• A checagem dos freios deve ser semanal. Agora, se o caminhoneiro faz um trecho de serra, com uma grande inclinação, o ideal é que o equipamento seja examinado a cada dois ou três dias.
• Verifique o desgaste das lonas de freio, para entender como está a qualidade do sistema de frenagem, e veja se já chegou o momento de trocá-la. O ideal é que lonas abaixo de meia vida já sejam trocadas.
• Fique atento à área de contato do tambor com a lona. A existência de brilho nessa área significa baixa eficiência dos freios. A aplicação de uma simples lixa nessa região já soluciona o problema.

Com informações do Clube Irmão Caminhoneiro Shell

Written by Ricardo

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