• Home  /
  • Capa   /
  • Hora de economizar cegonheiros
Hora de economizar cegonheiros manutencao_dpaschoal_800x459 Full view

Hora de economizar cegonheiros

De acordo com a ANFAVEA o mercado de caminhões apresentou retração de 47,1% em comparação com setembro de 2014

Apesar de um comparativo “triste” em relação ao ano passado, setembro apresentou alta de 2% nas vendas de caminhões novos, em relação ao mês de agosto/2015. Foram vendidas 5,9 mil unidades, é o que informa o estudo da Anfavea-Associação Nacional de Veículos Automotores.

Crédito difícil, juros altos, incertezas no mercado, alta no preço do diesel, esta somatória de fatores inibem que frotistas e caminhoneiros autônomos invistam na compra de novos caminhões. Esse cenário manteve aquecido o serviço de manutenção oferecido pelos truck centers, porque veículos em ordem podem reduzir o custo do quilômetro rodado e a manutenção preventiva custa menos que a corretiva.

O Gerente de Serviços de Linha Pesada da DPaschoal, Alex Silva, explica que os pneus são um dos produtos mais importantes no orçamento tanto do frotista, quanto do caminhoneiro que trabalha como autônomo. “Os pneus são o único ponto de contato entre veículo e estrada, por isso tem que estar sempre em perfeitas condições de uso para garantir frenagens seguras, manter a estabilidade do veículo e propiciar conforto ao motorista”, conclui Silva.

A aplicação certa do pneu também é fundamental para o bom desempenho do caminhão. Dependendo do segmento de atuação o uso correto é garantia de uma melhor dirigibilidade e performance. Silva esclarece ainda que, pneu que roda com pressão abaixo do recomendado, com geometria incorreta, desbalanceado e com duplos mal combinados causam perda de desempenho e consequentemente prejuízos financeiros e à segurança.

Mas não são apenas os pneus que devem ser cuidados, amortecedor, palhetas, faixas reflexivas, enfim, uma série de itens merecem o cuidado do caminhoneiro para não ficar na mão na estrada e nem levar uma multa.

A DPaschoal possui uma rede de truck centers espalhados pelo Sul e Sudeste do Brasil, que garantem a sua revisão de segurança de modo prático e sem custo. Em nossa revisão são verificados pneus, combinação e espaçamento entre duplos, alinhamento de farol, condição das palhetas, corda, sistema de suspensão e alinhamento dos eixos.

Abaixo algumas dicas simples que se seguidas ajudam no prolongamento da vida útil dos pneus:

– Alinhamento dos veículos e balanceamento do conjunto pneu + roda devem ser feitos com periodicidade e com prestadores de serviços qualificados

– As válvulas dos pneus devem sempre estar vedadas com as tampinhas

– Para garantir a recapagem dos pneus, eles devem ser retirados com borracha remanescente que garanta a proteção da carcaça. Lembrando que o mínimo é de 1,6mm

– Realizar o rodízio dos pneus periodicamente e seguindo a orientação de especialistas

– O motorista deve evitar a direção agressiva, com freadas bruscas e curvas forçadas

– O limite de velocidade deve sempre ser respeitado

– Fique atento a escolha de pneus certo para cada tipo de trabalho e estrada

– Pneus devem ser calibrados, preferencialmente pela manhã, ainda frios

– Rodas, aros e anéis devem ser limpos e inspecionados periodicamente.

Seguindo estas orientações, realizando manutenção preventiva e fazendo o serviço em truck center que ofereça confiança e qualidade o frotista e o motorista autônomo ganham em segurança e economia. Faça-nos uma visita, realize a Revisão de Segurança DPaschoal e saiba como você pode economizar: truck.dpaschoal.com.br

Marta Lanzoni – Assessoria de Imprensa – Dpaschoal – exclusivo para a Revista Brasil Cegonheiro

Written by Ricardo

Related Articles

Deixe seu comentário