• Home  /
  • News   /
  • Mexer com o celular ao volante aumenta absurdamente o risco de acidentes
Mexer com o celular ao volante aumenta absurdamente o risco de acidentes acessando_smartphone_800x459 Full view

Mexer com o celular ao volante aumenta absurdamente o risco de acidentes

É comum ver motoristas usando o celular para telefonar, mandar mensagens, tirar fotos e acessando redes sociais enquanto dirigem.

Segundo alguns especialistas, o risco de colisões ao acessar redes sociais e usar aplicativos durante a condução do veículo é cerca de 400% maior que em condições normais de condução. A variedade de aplicativos e funções dos celulares amplia o perigo de acidentes no trânsito das grandes capitais. Muitos motoristas admitem que usam aparelhos para fazer quase de tudo enquanto dirigem: acessar programas, fazer imagens e até postar textos e fotos em redes sociais. O comportamento coincide com o constatado em pesquisa recente feita nos Estados Unidos por uma empresa de telefonia móvel, segundo a qual 70% dos mais de dois mil entrevistados admitiram usar o celular enquanto dirigem. Desse grupo, 40% admitiram que alimentam redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram pelo aparelho, dividindo as atenções com o volante. Autoridades e especialistas alertam que esse tipo de uso aumenta o risco de acidentes.

Em São Paulo, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o número de multas aplicadas por causa do uso de celular teve um aumento de 2,7% entre 2013 e 2014, quando foram cometidas 382.803 infrações. Mesmo diante do acréscimo, o índice é 20% menor do que o apontado em 2010, ano em que a capital paulista registrou o recorde de infrações (473.153).

A proliferação de aplicativos de táxis tem tirado a atenção até de motoristas profissionais na capital. Alguns taxistas já relataram que perdem a concentração quando precisam responder a pedidos de corridas que chegam pelo celular, que normalmente, fica acoplado ao painel.

Usar telefone celular ao dirigir é infração considerada média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa prevista de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na carteira.

Written by Ricardo

Deixe seu comentário