• Home  /
  • News   /
  • Postura correta ao volante influencia na saúde e na concentração do motorista
Postura correta ao volante influencia na saúde e na concentração do motorista exame_800x459_img - Imagem meramente ilustrativa Full view

Postura correta ao volante influencia na saúde e na concentração do motorista

Amigo carreteiro, você, melhor do que ninguém, sabe que dirigir é muito mais do que colocar as mãos ao volante, acelerar ou brecar. Preocupações com a carga, manutenção, segurança, tempo são detalhes que, inevitavelmente, o acompanham durante uma viagem. Com tantas coisas para pensar, os cuidados com sua saúde podem acabar ficando em segundo plano.

Uma das formas de cuidar da sua saúde é prestar mais atenção à sua postura! Isso mesmo, a posição certa pode evitar dores e desgaste físico, bem como auxiliar o condutor a reagir mais rápido diante de imprevistos, mantendo o controle do veículo.

O Manual de Direção Defensiva do Denatran oferece aos condutores uma série de orientações sobre esse tema, entre elas, dirigir com os braços e pernas ligeiramente dobrados para evitar tensões. Outra recomendação é segurar o volante com as duas mãos, como os ponteiros do relógio na posição de 9 horas e 15 minutos. Assim, é possível enxergar melhor o painel e acessar os comandos mais facilmente.

Apoie bem o corpo no assento e no encosto do banco, o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus. Ajuste o encosto de cabeça de acordo com a altura dos ocupantes do veículo, de preferência na altura dos olhos, mantenha a lombar apoiada no encosto, conservando a curvatura normal da coluna, e distribua o peso do corpo entre quadril e a parte de trás das coxas.

Mantenha os calcanhares apoiados no assoalho do veículo e evite apoiar os pés nos pedais quando não os estiver usando, utilize calçados que fiquem bem fixos nos seus pés, para que você possa acionar os pedais rapidamente e com segurança, e mantenha os joelhos dobrados, a pouco mais de 90 graus, evitando pressionar a parte de trás no assento.

Por fim, mas não menos importante, coloque o cinto de segurança de maneira que ele se ajuste firmemente ao seu corpo. A faixa inferior deve passar pela região do abdome, e a faixa transversal deve passar sobre o peito, e não sobre o pescoço.

Procure adotar essas medidas durante as suas viagens, principalmente nas mais longas. Elas irão contribuir para a sua saúde e o ajudarão a enfrentar os desafios das estradas.

Fonte:  http://goo.gl/IBSvHX com informações do Denatran

Written by Ricardo

Related Articles

Deixe seu comentário