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Recapagem e sustentabilidade

O pneu está entre os maiores custos do transporte. O processo de recapagem proporciona economia ao bolso do consumidor e ao meio ambiente

Dados da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus colocam o Brasil como o segundo maior mercado de reforma de pneus do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A origem deste aproveitamento surgiu da necessidade de evitar desperdício. Um pneu recapado emprega 25% do material utilizado na fabricação de um pneu novo, proporcionando a mesma durabilidade. Enquanto a fabricação de um pneu novo usa 79 litros de petróleo, para recapá-lo são necessários somente 22 litros, utilizados na fabricação da banda de rodagem. No Brasil a medida proporciona uma economia anual de mais de 500 milhões de litros de óleo diesel.
Os pneus ficam entre o segundo e terceiro maior custo do transporte e o processo de recapagem, proporciona uma economia de aproximadamente 70% em termos de borracha utilizada e chega a custar em média 73% mais barato ao consumidor.

Para Bruno Zanatta, engenheiro ambiental da DPaschoal, o processo agrada ao bolso dos consumidores e pode ajudar o meio ambiente. “Em um país onde o custo do transporte rodoviário está cada vez mais alto, a recapagem de pneus pode ser considerada uma grande aliada não só do meio ambiente como do bolso dos frotistas e caminhoneiros. Uma mesma carcaça pode ser recapada, em média, de 2 a 3 vezes e proporciona redução de 57% no custo/km.

Os pneus considerados “inservíveis” – pneus “carecas” ou inviáveis, tornaram-se um grande problema para o meio ambiente. A indústria de fabricação de pneus utiliza como principal matéria-prima a borracha natural e a borracha sintética, obtida através do petróleo. O pneu não é biodegradável, levando por volta de 600 anos para degradar-se na natureza. No processo de recapagem ocorre a reutilização das carcaças dos pneus usados, através da substituição da banda de rodagem (borracha externa à carcaça), dando uma nova vida ao pneu.

Dados da ABR informam que as indústrias de recapagem colocam no mercado mais de oito milhões de recapados – (dois terços dos pneus de carga que rodam são recapados) – enquando os novos chegam a cinco milhões.

Em 2014, o Grupo DPaschoal recebeu o prêmio “Os Mais Importantes No Varejo”, na categoria Sustentabilidade, devido à diversas ações, inclusive na área de recapagem. “Todos os resíduos gerados no processo de recapagem possuem uma destinação ambientalmente correta e os clientes recebem ainda um Laudo Verde, comprovando a destinação da carcaça recusada”.

CERTIFICAÇÃO DO INMETRO

Desde 2010, os reformadores de pneus contam com um aliado para fortalecer a imagem perante o setor, e mostrar que comercializam uma atividade de qualidade e segurança. A Portaria n° 444, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade (Inmetro), trouxe às empresas reformadoras, a obrigatoriedade de um rígido sistema de controle de processo e produto, para que se obtenha o Registro de Declaração de Conformidade de Fornecedor. O prazo para adequação se encerrou em novembro de 2012, ou seja, a partir desta data toda recapagem obrigatoriamente tem que ter o registro do Inmetro para operar.

As consequências para aqueles que não procuram a certificação obrigatória podem ser variadas. Sem a regulamentação, as unidades estão sujeitas à multas e advertências, correndo o risco de terem suas atividades suspensas. Quem corre o risco também são os consumidores, que comprarão um produto fora dos padrões exigidos, comprometendo sua segurança.
Com mais de 30 anos de atuação no mercado de recapagem e sempre atenta ao alto padrão em seus serviços, a DPaschoal que possui 10 unidades recapadoras distribuídas nas cidades de: Cascavel/PR, Curitiba/PR, Canoas/RS, Ribeirão Preto/SP, Bauru/SP, Pouso Alegre/MG, Uberlândia/MG, Duque de Caxias/RJ, Criciúma/SC e Atibaia já trabalhava de modo padronizado e detinha as certificações: ISO 9001, a ISO 14001 e a OHSAS 18001.

Para Walace Leal Lacerda, Gestor de Categoria Recapagem, este é um grande diferencial para o setor e uma garantia para o consumidor. Todas as unidades de recapagem da DPaschoal são certificadas pelo Inmetro, solidificando sua credibilidade e gerando mais segurança para o consumidor. “Ao adquirir o registro no Inmetro, a reformadora consolida seu compromisso de qualidade com o mercado nacional e ganha a confiança do consumidor, que sempre busca por produtos e serviços de qualidade” diz Lacerda.
Para obter a cerificação do Inmetro e estar regulamentada perante a Portaria n° 444, A DPaschoal seguiu todos os passos solicitados pelo INMETRO: Solicitação de Abertura do Processo via web; Pagamento de Taxas e Envio de Documentos; Auditoria do Processo fabril; Teste dos Pneus em laboratório independente e pertencente à RBC; Obtenção do Registro.

Devido as particularidades regionais, nós realizamos avaliações individuais nas unidades de recapagem da DPaschoal. Todos os nossos técnicos e colaboradores foram treinados para se adequarem à nova norma do Inmetro e também para padronizarem um único modelo de atendimento e serviço em nossas reformadoras”, ressalta Marcos Rafael, Responsável Regional pelas indústrias de Recapagem do Grupo Dpaschoal.

As consequências para aqueles que não procuram a certificação obrigatória podem ser variadas. No Brasil, de acordo com a ABR, existem mais de 1.300 reformadoras de pneus e aproximadamente 600 não estão dentro das normas para exercerem a atividade, sendo que o registro é uma obrigatoriedade prevista em lei. “O cliente que se preocupa com a qualidade do serviço a ser comprado, deve prestar atenção se a reformadora de pneus está dentro das normalidades”, explica Marcos Rafael. “As empresas certificadas garantem melhores reformas, serviços de alta qualidade e que proporcionam maior segurança e economia aos clientes e passa a ser vista de maneira responsável e profissional. É importante ressaltar também que algumas de nossas indústrias de recapagem, já receberam a recertificação do Inmetro”, conclui Rafael.

OS DIFERENCIAIS DPASCHOAL

Presente em mais de 120 cidades, com uma equipe de venda composta por cerca de 400 profissionais, a DPaschoal atende mais de um milhão de caminhoneiros e frotistas anualmente.

Os profissionais do setor sabem que, um dos principais motivos do pneu sair de circulação de maneira antecipada são consertos mal feitos e uso de produtos de baixa qualidade. Por isso, a DPaschoal criou o conceito RecMAXX, que contém o processo PERMAFIX. Essa tecnologia alemã possui garantia permanente e de alta qualidade, fornecendo um conserto definitivo.
Outro diferencial da recapagem DPaschoal é a estrutura de treinamento, nossos profissionais são capacitados dentro da linha de produção do fabricante de bandas e pneus e dos fornecedores das principais ferramentas e reparos, acompanhando a vulcanização de todas as recapagens e garantindo uniformidade ao processo, o que resulta em melhores resultados aos clientes.

Todas as unidades do segmento possuem uma sala climatizada, onde os insumos de borracha são conservados para garantir as condições originais do produto, além de um espaço reservado para realizar os serviços de reparações, a fim de não contaminar o trabalho e preservar a qualidade executada.

SOBRE O GRUPO DPASCHOAL

A DPaschoal é uma empresa genuinamente brasileira que atua desde 1949 na prestação de serviços automotivos especializados. São 3800 funcionários, 180 lojas próprias e mais de 700 credenciadas distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Para o segmento de linha pesada, a DPaschoal conta com 10 unidades de recapagem e 17 Truck Centers, no Sul e Sudeste. A empresa fornece pneus, serviços e acessórios para veículos de passeio, caminhões, ônibus, tratores, máquinas agrícolas e industriais. O Grupo DPaschoal compreende também a Fundação Educar, e as empresas Daterra, DPK, e AutoZ. Saiba mais em www.dpaschoal.com.br

Saiba mais sobre a logística reversa de pneus da DPaschoal – Clique aqui e assista o vídeo

Com informações exclusivas para a Revista Brasil Cegonheiro
Marta Lanzoni – Assessoria de Imprensa – DPaschoal

Written by Ricardo

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